22 julho, 2014

EDIÇÃO 9 - ROLÊ DE IDEIA COM: LINDOMAR 3L



O ROLÊ DE IDEIA na sua 9º edição apresenta Lindomar 3L. E  num papo de paulistano bem mineiro conduzido por Samuel Porfirio, o MC de Uberaba compartilha com a gente dos valores que lançam luz sobre sua trajetória. Fala das parcerias (DJ Claudião e Lupa), da ação social que realiza na Fundação Casa e de como a sua vivência com os internos transparece na sua música e a motiva. Chega junto! 

Samuel Porfirio: Embarque em mais um Rolê de Ideia! Hoje com Lindomar 3L fazendo uma conexão Uberaba e Itaim Paulista, Minas -São Paulo com Dj Claudião, ex B-Terror e Lupa, MC que estou conhecendo agora.  O que mudou do Lindomar 3L lançado em 2006, no primeiro disco “Das ruas mineiras”  pro Lindomar “ O Novo sempre vem”. O que de novo veio pra esse MC aí?

Lindomar 3L: A essência é a mesma, a essência permanece e vai permanecer sempre. O que mudou foi a experiência, a bagagem. De 2006 pra cá a gente experimentou coisas novas e essas influências estão no disco. São umas coisas tipo na inovação do flow, na levada, até na mistura de gêneros. Eu nunca tinha misturado Rap com Samba rock, fiz essa experimentação agora. O Rap com Rock, com banda. E o que a gente já vem misturando, que é o Rap com Moda de Viola também. Procurar falar de temas que muitas vezes não são abordados no Rap nacional, a realidade da molecada privada da liberdade na  Fundação Casa, está bem explícito no disco também. Tem entretenimento mas, claro, conhecimento, educação, sempre.

Samuel Porfirio: Sobre essa parada sua da militância, de ser ativista na Fundação Casa... A moda de viola já trás aquele sentimento de solidão né? E você tem muita referência do Chaves, conhecido mundialmente pela fome do garoto e a solidão. E aí você tem o dia-a-dia com a Fundação Casa. Como você consegue alinhar esses três temas que se encontram diariamente pra fazer Rap?

Lindomar 3L: É uma parada natural, rola naturalmente, flui bem natural por conta da gente viver isso, a gente sente isso  na pele. Não é algo estudado nem pesquisado, é algo que a gente vive mesmo, então a inspiração vem naturalmente e a gente só joga pro papel. E a questão da oficina, eu posso dizer que tenho o meu maior fruto aqui presente comigo, que é o Lupa. Porque ele começou na minha oficina de Rap em Uberaba, Minas Gerais. Isso há quase 10 anos atrás, e ele assumiu o meu papel de oficineiro em Uberaba, ficou 3 anos, e agora está em São Paulo e logo menos com a gente nesse projeto nas unidades da Fundação Casa.  

Samuel Porfirio: E o quê que os caras tem de participação no seu trabalho hoje, o que cada um hoje faz com o Lindomar?

Lindomar 3L: Como você disse, o Dj Claudião é ex- Be Terror, ex-Tribunal MC’s também, Alerta Vermelho...  Já está comigo praticamente 1 ano. Porque, por coincidência ou não, ele esteve em uma apresentação minha aqui em São Paulo e eu ainda estava em Uberaba, Minas Gerais, e foi no Itaim Paulista. Ele esteve presente curtindo o show. Depois eu mudei justamente pra perto da casa dele,  na mesma quebrada. E aí eu passava na rua e sempre ouvia alguém me chamando, quando fui lá trocar ideia era o Claudião. Como meu DJ ficou em Uberaba e eu precisava de alguém aqui parceiro convidei o Claudião e ele aceitou o convite. O Lupa, já está comigo há quase 10 anos. A gente apresenta ele como MC de apoio, mas ele tem um trabalho solo como Lupa, maravilhoso, que logo o mundão vai estar conhecendo também.  Ele participa do CD, tanto “Das ruas mineiras” quanto “O novo sempre vem”.  Além dele têm umas participações inusitadas como a do Cascão, que é  inclusive na música da moda de viola. A gente conhece o trabalho da Trilha Sonora do Gueto mais relacionado à questão Gangsta, e justamente no nosso trampo ele participa de uma música misturada com moda de viola e que ele fala da influência caipira na vida dele, tem o Gog também, parceiros assim.

Samuel Porfirio:  Você  que já trabalha com uma parada social de reintegrar essa molecada aí à sociedade. Como você vê a importância de um evento como o Reação Hip Hop num bairro dormitório?

Lindomar 3L: Isso aqui é essencial, principalmente por ser quebrada, periferia e tal. A gente saiu de uma outra quebrada pra tá vindo pra cá. Pegamos um puta trânsito, foi umas duas horas e meia pra chegar aqui, mas quando chega aqui e vê essa rapaziada a gente fica feliz de passar por todos esses percalços  e encontrar vocês aqui fazendo esse evento acontecer. É a segunda vez que eu participo do evento, era ainda Batalha da Dois.

Samuel Porfirio: Deixa um Salve aí pro pessoal do Reação Hip Hop, pra conhecerem mais a parada e o contato de vocês aí pra fechar:

Lindomar 3L: Salve, Salve família Reação Hip Hop! Toda rapaziada, todos os manos e minas que prestigiam o evento e que organizam o evento: Engrenagem Urbana e toda rapaziada. Lindomar 3L, Lupa e DJ Claudião agradece. Pra entrar em contato pelo site: www.lindomar3l.com.br é noiz que tá!


Samuel Porfirio: Esse foi mais um Rolê de Ideia com Lindomar 3L, DJ Claudião e Lupa. Tamujunto família, chega com noiz!

Edição/Retextualização: Aline Leão
Captação de áudio: Victor Goes (Dollyinho)
Apoio: Pelaarteazuera












As demais  fotos do show estão lá na página do Reação Hip Hop no Facebook. Acesse:


Nenhum comentário:

Postar um comentário