27 julho, 2014

EDIÇÃO 12 - ROLÊ DE IDEIA COM: RINCON SAPIÊNCIA


















Rincon Sapiência vulgo "Manicongo" é o MC entrevistado na edição nº 12 do ROLÊ DE IDEIAO MC dividiu o palco com Amiri numa noites dessas e nessa edição do Rolê ele nos conta um pouco sobre o seu novo trabalho "SP Gueto BR" que já está nas ruas; fala da experiência de compartilhar o palco com o parceiro do Rap e da importância de valorizarmos eventos de Rap na periferia.

Samuel Porfirio: Embarque em mais um Rolê de Ideia!  Hoje trazendo Rincon Sapiência. Rincon, é a segunda vez que você cola no Reação Hip Hop e a gente quer saber qual a ótica do artista do seu gabarito sobre o evento:

Rincon Sapiência: Aqui é massa, é importante a nossa música ir de encontro. Eu sei que a cena aqui é muito forte, as pessoas acompanham e tal, mas eu sei que é possível que venha muita gente que é do bairro mesmo, que vai colar pra encostar e é legal esse diálogo com as pessoas que estão no bairro mesmo, que vivem por aqui... como funciona esse diálogo, como recebem a música. Eu não frequento essa área aqui há muito tempo. No passado eu vinha aqui bater bola, jogava um contra. E pra fazer esse encontro com o Rap, passar a música Rap pra rapaziada daqui é classe A. Fiquei feliz desde quando rolou o convite, eu já falei: “pow, dahora”, pois eu sei que a rapaziada é dahora mesmo.

Samuel Porfirio: Qual a importância do Reação Hip Hop pro fomento e pra continuação da nova geração do Rap?

Rincon Sapiência: É muito importante. A gente tem uma cena Rap que existe, mas ela muito pouco cíclica, né? A gente tem alguns lugares que concentram as casas de shows, os lugares pra cantar e não varia muito. Se você não conseguir fazer um making pra tocar em uma outra cidade, no interior e outros lugares... São Paulo, por mais que ele seja grande ele acaba se tornando pequeno se tudo ficar só no centro, só na mesma casa. Eu penso muito assim, em fazer as próprias coisas, botar a cara, aparecer e eu mesmo bolar a festa, porém fazer uma festa não é nada fácil. Vejo o Reação rolando já faz um tempo, porque eu acompanho pela internet. Já vieram vários nomes por aqui. Então é mais um polo que a gente tem pra tá rodando. Se lançar um CD vamos pra lá! Aconteceu alguma coisa tem o Reação pra fazer as coisas. Então é muito importante o trabalho de vocês.

Samuel Porfirio: O seu novo CD enfim saiu, né? E o que você trás como show?

Rincon Sapiência: é um CD pequeno. Ele tem 10 faixas. Dessas 10 faixas 3 delas não são inéditas, já tinham circulado. Mas de qualquer forma tem coisas novas, o ânimo é diferente quando você está com um repertório novo, quando você tem um discurso novo na manga, quando você tem outras ferramentas que outrora não tinha. Isso já é animador, já dá mais vontade de sair, fazer show e expressar as ideias que a gente tem. Tô bem animado aqui pra hoje.

Samuel Porfirio: Rincon Sapiência e Amiri são dois nomes que eu classifico como os mais diferentes do Rap brasileiro. Como você enxergou esse encontro, se vocês já tocaram no mesmo pico antes, como você vê essa parada ai hoje?

Rincon Sapiência: Está sendo a segunda vez e pra mim é bem confortável. Recentemente eu toquei na virada num palco diverso, que tinham diversos artistas. Os artistas de Rap tinham um estilo de Rap diferente do meu, fora isso tinha alguns artistas de outras bandas de reggae e de outras coisas. Acaba um show e quando você chega você pensa: “eu tenho que quebrar esse gelo” e trazer uma atmosfera nova. Agora quando tem show do Amiri, mesmo que eu já tivesse tocado pra ele vir depois ou vice-versa, não precisa ter essa quebra de gelo, porque é parecido o discurso e a irreverência na música, então é bem tranquilo.

Samuel Porfirio: São dois que eu acho que são tão diferentes que por serem tão diferentes são iguais! Sempre bom conversar com você e em qualquer ocasião, seja num show seu ou em show meu ou então por se encontrar por ai. Deixa um salve pro pessoal que cola no Reação e o seu contato:

Rincon Sapiência: Salve, Salve! Reação! Rincon Sapiência conhecido também como Manicongo e continuem com a festa, vocês espectadores continuem colando, pois isso é muito importante pra história do Rap, mas do que importante pro bairro ou pra quem cola, é pra história do Rap. É isso aí, lançamento recente SP Gueto BR, quem ainda não tem faça o download gratuito: www.rinconsapiencia.com.br. Só baixar e vem com noiz!

Edição/Retextualização: Aline Leão
Captação de áudio: Victor Goes (Dollyinho)

Apoio: Pelaarteazuera







As demais  fotos do show estão lá na página do Reação Hip Hop no Facebook. Acesse: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário