01 setembro, 2014

EDIÇÃO 18 - ROLÊ DE IDEIA COM: HÓ MON TCHAIN












Hó Mon Tchain é a multiplicação dos MCs. Seis manos em prol do Rap contam na edição nº 18 do ROLÊ DE IDEIA sobre as suas influências, sobre como o trampo de cada um faz do coletivo um grupo coeso e diverso, em que cada um está pra somar e progredir na caminhada independente. Confiram como foi a ideia conduzida por Samuel Porfirio!

Samuel Porfirio: Embarque em mais um Rolê de Ideia e hoje com o grupo Hó Mon Tchain. Zona Leste. Pra quem não conhece o grupo de vocês, quais as vertentes que vocês misturam, quais as referências que vocês trazem para o show?

Diham:  Mais do que ninguém, mano Mudão ai sabe passar bem essa visão ai das influências...

Mud: As influências são Wu Tang Clan, aqui no Brasil, RZO, Quinto Andar, Contra Fluxo, Subsolo... Cada um tem uma influência própria que traz agregando pro grupo também. O que a gente tem em comum é até difícil falar disso, muita coisa que a gente ouve e acaba misturando e tal.

Samuel Porfirio: Vocês são um grupo de seis MCs, e pra conduzir essa parada, vem aquela ideia bem tribal mesmo, eu acabei de assistir aqui pela segunda vez, e das duas vezes que eu assisti foi aqui mesmo no Reação Hip Hop.  Como é que vocês enxergam o Reação Hip Hop, um evento dentro de uma comunidade, dentro da COHAB II, pra vocês que são da Zona Leste também e numa segunda feira? Como que vocês vêem esse evento aqui?

Amiltex: Eu enxergo como as portas abrindo ai pra periferia, em plena segunda feira ai muita molecada está na rua fazendo bagulho errado.  Pode colar aqui, ouvir um som dahora, ver os amigos, trocar uma ideia firmeza.  E é isso, tem que ter o bagulho nas quebradas, porque a quebrada está com muita violência, muita droga. E tendo  um Rap e umas paradas diferentes só vai agregar mais, e não vai diminuir nada, só vai agregar e vai somar mais, vai tirar a molecada da rua. E se tiver a semana inteira melhor ainda.

Samuel Porfirio: Vocês estão com um CD lançado, né?

Mud: Ascensão, desde 2012...

Falcon: Primeiro trampo na Rua...

Samuel Porfirio: Como é que vocês estão conduzindo esse trabalho, esse lançamento foi recente? Estão produzindo outras coisas? Como é que está sendo o trabalho?

Falcon: Na realidade o trampo desse disco aqui veio desde 2010 mais ou menos quando a gente começou a fazer Rap. A gente acabou lançando de 2012 pra 2013. A gente já está trampando em outro CD, pra mostrar também a nossa cara de agora. Mas esse trampo ai a gente conseguiu colocar bastante na rua já. Tem bem a cara mesmo que a gente traz dos anos 90, essa parada do underground mesmo.

JG -Mano: O plano de divulgação está sendo esse. A gente está pra lançar uma parada nova. Tem o trampo do plano B que também está na rua, que é um braço nosso.

Mud: É a extensão do Hó Mon Tchain praticamente, produzido por mim, participação de todo mundo do Hó Mon Tchain, ano que vem se Deus quiser vai ter o novo disco Assim que Nóis Trabalha...

Diham: Já liberou o nome do disco, cara!

Mud: Rap é compromisso nessa fita aqui, e nois vai lançar o bagulho ano que vem, mano!



Samuel Porfirio: Cada um de vocês MCs tem um trampo solo? Ou não?

Plano B: Eu tenho o meu, que eu lancei ano passado, tá ligado? Na realidade relancei esse ano, Plano B. Eu lancei ano passado. Produção do Mudi, tem participação dos caras todos do Hó Mon Tchain. E a gente está negociando pra trabalhar com ele ai na rua de verdade.

Diham: Dahora enfatizar também  que o Hó Mon Tchain é uma vertente de cada cabeça né mano, então, o Ramitex tem sempre o projeto dele, o Falcon tem sempre o projeto dele, o Plano B, com o bagulho lançado na rua.  É tanta coisa, são seis MCs tá ligado. Se cada um for fazer um bagulho agora ele tem um tempo, assim como Wu Tang Clan teve um tempo, saiu o primeiro álbum de um cara... era uma formação em grupo, cada um vai ter sua hora! Vai chegar!

Plano B: Aqui são seis MCs um pouco diferente do que está tendo hoje em dia, né mano? A gente acaba dando certo, porque nós seis somos amigos de longa data, sempre ouvindo Rap, sempre brincando em Freestyle e tal e em 2010 resolvemos fazer a parada e cada um foi chegando e somando e esse disco Ascensão foi fortalecendo né mano? Na zuera, estamos aprendendo um pouco de música, um pouco mais da cultura Hip Hop na verdade. A gente escuta e vê de fora, mas ai quando você começa a fazer é outra parada, a gente não mete a cara se fingindo ser aquilo como outros caras fazem, não querendo cutucar ninguém, mas a maioria do que eu vejo assim  hoje em dia, dos caras que tem miliano nome no Hip Hop que pregam certa humildade, certas paradas, mas não acabam chegando com isso. E a gente é seis amigos, vamos fazer a parada pois é um bagulho que a gente gosta, ouve há milianos, todo mundo desde a infância vivenciando essa ideia, escutando, vamos fazer e é isso...

Falcon: E a gente trampa tudo na parada em prol da gente, um é web designer outro é vídeo maker, beatmaker e que cuida da parte burocrática do grupo também.  A gente prensou o CD  e vai vendendo na rua de mão em mão... Trampo independente mesmo, somos a nossa empresa.

Samuel Porfirio:  A ideia foi que vocês conseguiram criar uma logística pra vocês mesmo. Esse foi só um quiz pra registrar a presença de vocês aqui. Eu quero que vocês deixam um salve ai pros fãs de vocês, pra venderem o peixe, deixarem o contato...

Mud: Facebook/Hó Mon Tchain, tem no Youtube também: youtube.com/Hó Mon Tchain.  Tem o CD na rua a 5,00 com 19 faixas, tem pra baixar também, tem do Plano B, teremos mais trabalhos, tanto da forma individual quanto da forma grupal. 

Edição/Retextualização: Aline Leão
Captação de áudio: Victor Goes (Dollyinho)
Apoio: Pelaarteazuera











As demais  fotos do show estão lá na página do Reação Hip Hop no Facebook. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário